Duas coisas estão diretamente ligadas à palavra açúcar. E sempre que se fala nele lembramos delas: ganho de peso e açúcar demais no sangue.
E é realmente fato. Consumo excessivo de açúcar pode causar aumento de peso e aumentar a concentração de açúcar no seu sangue.
Mas não podemos esquecer que o açúcar é uma "droga". Ele vicia. E age no cérebro.
A seguir, alguns efeitos do açúcar no cérebro:
Vício:
De acordo com um estudo publicado ano passado (2013) no American Journal of Clinical Nutrition, o açúcar acende o centro de recompensa do cérebro fazendo com que aumente nosso desejo por comida. Então você ingere açúcar, isso te causa desejo de mais comida, você come mais e isso se torna um círculo vicioso. Cuidado!
Efeitos na memória a curto prazo:
Um outro estudo mostrou que pessoas que consumiram alimentos com alto teor de açúcar e gordura saturada em um mês tiverem desempenho inferior em testes de memória do que aqueles que não consumiram.
E um outro estudo sugere que apenas uma semana com alimentação rica em açúcar pode já ser suficiente para prejudicar a memória.
Efeitos a longo prazo:
Uma neuropatologista e seus colegas da Universidade Brown usam o termo "diabetes tipo 3" para explicar o que acontece no cérebro quando você consome muito açúcar. A pesquisa sugere que a ingestão excessiva de açúcar pode levar à resistência de insulina no cérebro resultando em degeneração neurológica e Alzheimer.
![]() |
| fonte |
Fonte: Women's Health

Nenhum comentário:
Postar um comentário